02/10/09

Proximos jogos do Nelas

Próximos jogos do Nelas

JUNIORES

Nelas - Viseu e Benfica (03/10/2009)(15h)

Começa já amanha (Sábado, dia 03 de Outubro, pelas 15 horas) o campeonato dos Juniores, e logo com uma das equipas candidatas crónicas a ir a fase final. O jogo irá realizar-se no relvado principal do Estádio Municipal de Nelas.


SENIORES

Nelas - Anadia (dia 11/10/2009)

Este fim-de-semana não há jogo dos seniores. Não sei as motivações para não haver jornada, mas fica a informação.

7 comentários:

Anónimo disse...

Começou o campeonato dos juniores. Mais uma vez como tem sido hábito nos últimos anos, começaram a perder. Mas desta vez há uma grande atenuante para esta derrota que conta com grandes razões de queixa deste trio de arbitragem da AF Viseu. Um grupo de três pessoas que, passo a expressão, "foi para ali pastar a vaca". Grande dualidade de critérios, duas expulsões para os jogadores do Nelas. Não me recordo de ter visto mais que um cartão amarelo para os adversários. Mas vamos ao jogo. Primeira parte bem disputada, com o Nelas a subir bastante no terreno. Mas o Viseu e Benfica a aproveitar alguma desconcentração inicial da defesa nelense, ao lançarem bolas nas costas e a criarem muito perigo junto da baliza do Nelas. Os jogadores estavam em fase de conhecimento mútuo das equipas e notava-se algum nervosismo de parte a parte. Criou o nelas algumas ocasiões de perigo nomeadamente numa série de cantos seguidos que foram mal aproveitados pelos jovens nelenses. Mas o descalabro e a péssima arbitragem viriam ao de cima. Cerca dos 25 minutos de jogo, uma bola metida nas costas da defesa nelense onde aparecem dois jogadores do Viseu e Benfica completamente em situação de fora-de-jogo. Em virtude desta falha do árbitro-assistente, o guarda-redes Roberto comete alegada falta sobre um deles mas o jogo prossegue e bola no fundo das redes nelenses. O guarda-redes recebe e, em virtude do erro inicial, correctamente o cartão amarelo mas, por uma critério disciplinar que no meu entender foi demasiado rigoroso, acabou com a expulsão do jovem jogador. Uma expulsão bastante controversa uma vez que o jogador não proferiu qualquer ofensa ao árbitro, apenas mostrou desagrado pelo cartão amarelo, talvez um pouco exaltado, mas o sr. árbitro poderia ter sido bastante mais benevolente até por se tratar de um jogo de ínicio de campeonato. Era assim o ínicio do dito descalabro e o professar da má fé destes árbitros da distrital que parece que tendem a prejudicar as equipas do Sport Lisboa e Nelas (recordo o jogo dos seniores em Mangualde). O lateral direito e capitão de equipa Carlos passou para a posição de guarda-redes.
O jogo prossegue equilibrado, mesmo com o nelas reduzido a 10, os miúdos revelaram empenho em virarem o resultado. Chegou o intervalo e o resultado 1-0 era favorável aos visitantes.
Se já era complicado jogar contra este tipo de equipas de igual para igual, mais complicado se torna com menos uma unidade.
Começa a segunda parte com a entrada do jovens Bruno e Didier para a equipa nelense. Era o tudo por tudo do treinador local. E começou bem a segunda parte o Nelas, com alguns lances de perigo que não deram golo por algum azar e falta de sangue frio na hora de decidir os lances. Mas o factor de a equipa estar reduzida a 10 viria ao de cima com o Viseu e Benfica a avolumar o seu resultado para 2-0. Cresceu o nervosismo, a tensão e o desconforto na jovem equipa local. Os jogadores foram obrigados a um esforço ainda maior e chegaram a uma fase em que a maioria já não podia mais com as pernas.
A equipa viseense faz o 3 e 4-0 devido à menor frescura física dos locais. Para acentuar ainda mais os problemas nos locais, dá-se mais uma expulsão desta vez do lateral esquerdo Marco. Ao que parece também muito forçada, a confirmar a dualidade de critérios existente ao longo de toda a partida. Uma equipa do Nelas bastante amarelada e com dois vermelhos à mistura contra uma equipa do Viseu e Benfica, de "meninos bonitos" que pouco ou nada foram admoestados pelo árbitro da partida. Mesmo entradas mais duras sobre os jovens nelenses passaram em branco. Enfim, parece que as equipas de arbitragem de Viseu têm algum problema crónico contra o Nelas. Resultado final de 5-0 para os viseenses.
Arbitragem muito contestada e que mancha claramente o resultado. Fica para a história a entrega dos míudos que, apesar de terem que melhorar bastante o seu temperamento, mereciam melhor do que este pesado resultado. A equipa tem qualidade suficiente para se bater com qualquer adversário e esperemos que se recomponham para o próximo jogo! Força miúdos!

Blog não oficial SLN disse...

Do pouco que vi, não gostei para ser sincero. Tenho direito à essa opinião.

A questão do arbitro é mais do mesmo; toda a gente sabe que o Viseu é Benfica é protegido por TODOS os arbitros, vá-se lá saber porque...

Voltando ao jogo, e desculpem-me a franqueza, não gostei da equipa do Nelas.
Não me vou alongar muito, e espero que as coisas possam melhorar com mais trabalho durante a semana, assim como a atitude de alguns meninos que estão ali por estar.
Assim, o conceito de defesa alta e em linha é uma coisa, outra é suicídio táctico. Eu vi suicídio táctico hoje...
Por outro lado, defender alto, implica pressão média/alta, o que não se viu em Nelas...viu-se antes ausência de pressão organizada, muitos jogadores a ocupar as mesmas zonas do terreno, pareciam cachos..., e uma equipa a meter os jogadores todos em 15 metros se tanto, dando espaço e tempo para os jogadores do Viseu e Benfica prepararem o lançamento para as costas da defesa. A transição foi demasiado simples para os visitantes...contra outra equipa o resultado era outro concerteza.
Defender em linha com árbitros medíocres é desaconselhável nestes campeonatos...além do mais a maioria dos jogadores desta idade não tem sequer a maturidade e discernimento suficiente para isso...
O tempo do futebol total foi no tempo do Cruift em que todos os jogadores passavam por todas as posições no campo. Anarquia táctica normalmente é meio caminho andado para o desastre. Cada jogador tem de perceber qual o papel na equipa e os espaços que deve pisar...assim como os desenvolvimentos e evoluções tácticas que advêm dos processos em que a equipa se encontra.

Nada está perdido, foi apenas o primeiro jogo.
Acho que muita coisa pode ser melhorada, e será concerteza. Há muito trabalho pela frente, e é preciso suar o coiro para dar a volta por cima.
Há ali muita qualidade nestes miúdos, e eles saberão demonstra-la no sitio certo, no campo de futebol.
Não desanimem e continuem a lutar com os tubarões de Viseu, um dia chegaremos lá.

Força campeões!

Anónimo disse...

Sim, concordo plenamente. Um dos pontos que menos gostei foi esse do jogar com a defesa tão subida. Não está em causa o quarteto defensivo que acho que tem grande qualidade, assim como do resto da equipa, mas penso que jogando com a defesa tão alta é suícidio com este tipo de árbitros, que obriga a desgaste físico dos atletas ao andarem constantemente a correr atrás dos avançados por ineficácia do sistema do fora-de-jogo. Notou-se alguma displicência na abordagem ao jogo por parte de alguns jogadores. A arbitragem condicionou muito também o desenrolar do jogo.
A equipa melhor trabalhada em aspectos táticos certamente apresentará tão ou melhores jogos que o que apresentou o ano passado. Há muita qualidade técnica. Falta um pouco mais de atitude, de garra e querer a alguns e um acalmar do temperamento dos jogadores. Mostraram-se demasiado nervosos e perderam a cabeça nalgumas situações. Não sei se concorda comigo.

Anónimo disse...

Jogo dos escolas Santar - Nelas
http://futebolviseu.blogspot.com/2009/10/escolas-1-jornada-santar-1-nelas-3.html

Anónimo disse...

Qualquer equipa para trabalhar melhor os aspectos tácticos, técnicos, tem de ter infra-estruturas disponiveis para esse efeito. E se virmos bem as condições com que trabalham as camadas jovens, se calhar temos aqui aslgumas das razões.
Por exemplo os Iniciados, pelo que sei não teve qualquer treino no relvado antes do 1ª jogo oficial.

Blog não oficial SLN disse...

Chama-se a isso planeamento... organização...

Um projecto para ser projecto não é só chamar-lhe isso. O projecto é investir nas camadas jovens, certo.

Mas não chega. É preciso um plano de acção claro e devidamente pensado, objectivamente e cronologicamente, para ser posto em prática.

Um projecto passa por diversas fases, simplificando - Ideia, planeamento, execução, acompanhamento, e verificação (por exemplo). As pessoas acabam sempre por "comer" alguns desses processos, havendo normalmente apenas a ideia e execução. Tudo o resto é marginalizado.

Um projecto bem planeado é meio caminho andando para o sucesso e evita tantas adaptações e retrocessos na execução...

Mas eu devo viver noutra galáxia, nós no cantinho do Tuga gostamos do "hard way" (caminho mais difícil e sinuoso possível).

Anónimo disse...

Subscrevo na integra essa analise, o problema é que as camadas jovens são tratadas como se de um grupo de miudos no que importa e eles andarem entretidos.
Enquanto os responsáveis quiserem que assim seja nada a fazer, mas acredito que no dia em que quiserem por a máquina a funcionar talvez se consigam equipas jovens com competitivas e a fabricarem jogadores para os seniores nao andarem dependentes de empresários e afins.