20/09/09

Nelas 2-2 Alcains

Bom resultado acima de tudo.

O Nelas empatou a 2 bolas no Estádio Municipal de Nelas, com a formação do Alcains.

Num jogo mais uma vez nem sempre muito bem jogado, foi o Alcaíns que na primeira parte teve o domínio do jogo. Dominou a seu belo prazer, com uma defesa bem subida no terreno, disposto em losango, com uma pressão bem alta, pressionando o Nelas a jogar muito directo, a ter pouca bola, e acima de tudo fazendo com que a fase de construção simplesmente não existisse. Era preciso ter mais bola e trabalhá-la mais e melhor. Nesse aspecto o Alcains teve mérito na forma com o seu treinador dispos a equipa.
Existiu muito pouco Nelas no primeiro tempo. Só por intermédio do numero 10 é que conseguia fazer a transição em posse, mas esbarrava sempre na defesa bem posicionada do Alcains, que chegou facilmente ao golo depois duma falha de marcação da defesa da equipa da casa.
No Nelas ainda houve um reajustamento táctico, mas apenas trocando peça por peça no xadrez que levou o Kali (Tiago Borges) à posição de trinco. Não surtiu grande efeito até ao intervalo e foi até o Alcains a chegar ao 2-0 antes do descanso. (erro meu, o Alcaíns marcou já no início da segunda parte, de livre directo. Peço desculpa pelo lapso).

Na segunda parte a estória foi outra.

O Nelas consegue entrar mais pressionante, com defesa mais alta, de cabeça limpa, com uma equipa bem mais solidária e equilibrada, o que levou a um equilibrio que viria a ser quebrado com a entrada do numero 14.
Ora, feita a substituição, há um canto e o Nelas marca o 2-1. O Nelas volta a entrar no jogo.
Posto isto, o Nelas galvanizou-se e começou a ter o dominio do jogo quase por completo, sempre na procura da bola e com o Alcains apenas a fazer a saida de bola com a tentativa de bolas nas costas dos defesas do Nelas, entre o lateral e o central, onde os seus 2 pontas de lança surgiam em velocidade.
Mas o Nelas estava numa boa fase depois da mudança para 2 pontas de lança, o que na minha opinião foi a chave para o resto do encontro. O Jean esteve sempre muito desamparado na frente de ataque, mas com a entrada do numero 14 (peço desculpa mas não sei os nomes de alguns jogadores), permitiu-lhe fugir mais as marcações do homens visitantes, que não sabiam muito bem como marcar. Muitas vezes não marcavam ninguém...
Assim, as jogadas de perigo sucediam-se na área, muitas vezes através de cruzamentos ou bolas paradas, e era um "ai jesus". Cada bola metida, cada calafrio nos homens do Alcains. O Nelas consegue finalmente empatar o jogo.

Até ao final podia ter mesmo marcado o 3-2 mas por alguma infelicidade aparecia sempre um pé a desviar a bola da baliza.

Resumindo Alcains melhor na primeira, Nelas na segunda. Parece-me um resultado justo para o que se passou no relvado. Nota negativa para a primeira parte do Nelas, muito má.

Destaco neste jogo a exibição do nosso número 10, grande jogo. Fica-lhe bem o numero que usa na camisola, se tiver juizo vai ter oportunidade de chegar a outros voos no futebol. Espero que continue a boa fase que atravessa, porque tem muito futebol nós pés. Parabéns!
Boa entrada do numero 14 no jogo.

Agora é "continuar a trabalhar" como dizem sempre os jogadores nas flash interview. Força rapaziada.

Campeonato continua para a semana (penso que em Mangualde...grande dérbi...).

Cumprimentos!



[editado]

Já agora acrescento os restantes resultados da série e respectiva classificação

Série D, 2ª jornada:

Benfica Castelo Branco - Penamacorense, 1-1
Sourense - Vigor Mocidade, 1-0
Sporting Pombal - Tocha, 3-2
Gândara - Anadia, 2-1
Fornos Algodres - Mangualde, 1-0
Nelas - Alcains, 2-2

Classificação:

Fornos Algodres; 6
Gândara e Sourense; 4
Vigor, Anadia e Pombal; 3
Nelas e Penamacorense; 2
Alcains, Tocha, Mangualde e Benfica C. Branco; 1


Sem comentários: