19/12/07

Mazola deixa o Comando técnico de Sport Lisboa e Nelas


Mazola deixou o comando do SLN.

Da parte que me toca, e a este blog, desejo as maiores felicidades para o futuro ao Mister Mazola, que possa concretizar o projecto idealizado para o Nelas em outro clube, já que aqui as coisas não correram pelo melhor. Foram vários factores que não permitiram concluir o trabalho a que se tinha proposto, nomeadamente a falta de recursos financeiros para atrair melhores jogadores e para manter outros, a interioridade, alguns flops nas contratações, falta de vontade de alguns jogadores, etc... e até as malogradas arbitragens, que enervam os jogadores e levam por vezes a actos irrefletidos, nervosismos e por consequência maus resultados.

Temos de agradecer o trabalho e a vontade demonstrada, a determinação, e até mesmo a defesa do clube em certos momentos em que seria mais fácil deitar a toalha ao chão.
O mundo do futebol é mesmo assim, e estou certo que não irão faltar interessados no concurso do Mister Mazola.
Estou certo que será sempre bem recebido em Nelas e quiça um dia poderá voltar, noutras condições e com outra conjuntura que não esta.

Obrigado Mazola!

O treinador adjunto Carlos Ferreira irá assumir o cargo até final de época desportiva, segundo o diário Regional de Viseu.


In Diario Regional de Viseu


Mazola e Nelas acordaram rescisão após longo período de crise desportiva

O 'divórcio' já parecia inevitável. O Nelas está em penúltimo lugar, a equipa tem a moral em baixo, a diferença para o líder é abismal e a perspectiva futura não dava serenidade aos dirigentes do clube. Nesta conjuntura, costuma-se concluir, o treinador é que 'paga'


A reunião prolongada de ontem de manhã até pouco depois da hora de almoço ditou o afastamento do treinador brasileiro Mazola do cargo de técnico principal na equipa do Sport Lisboa e Nelas. A medida era inevitável e é com "mágoa de parte a parte" que o clube e o treinador acordaram a rescisão.
Ao Diário de Viseu, Luís Rodrigues, presidente do SL Nelas, explicou os motivos desta saída: "Na reunião de hoje [ontem] chegámos, em conjunto com o Mazola, à conclusão de que o problema do clube não é do treinador mas que, nestas coisas, a única saída para tentar mudar algo é mesmo a saída do técnico. Se há algum motivo só pode ser de ordem desportiva pois o Mazola foi sempre um grande profissional até hoje. Aliás queria afirmar que ele foi, sem dúvidas, o melhor preparador físico que já passou pelo clube. Acabou por ser um acordo mútuo de rescisão". O dirigente ressalvou a confiança em Mazola. "Ao longo de todos estes meses e até ao último jogo tivemos sempre grande confiança no treinador. Estávamos um pouco na expectativa de ver quando o clube realmente melhorava mas esse dia não foi aparecendo".

Jogadores com má atitude

Para Luís Rodrigues, os grandes factores que levaram o Nelas até ao penúltimo lugar passam pela inadaptação de alguns jogadores brasileiros e pela falta de atitude de outros dentro de campo. "A equipa teve, no seu global, uma má atitude no último jogo. A consequência de tudo isto pode passar pela má adaptação de alguns jogadores sul-americanos que talvez não se tenham inserido bem no estilo de trabalho do Mazola ou mesmo do futebol português. Aí o erro foi um pouco nosso, e admito essa culpa, pois confiei demasiado num empresário. Pedimos-lhe jogadores com garra e profissionalismo e o que nos foi apresentado foi precisamente o oposto. Mas nestas coisas é como se costuma dizer, só depois de abrirmos o melão é que sabemos do seu valor. O erro do Nelas esta época deverá ter passado por aí".

Reformulações em Janeiro

Ao nosso Jornal, Luís Rodrigues confirmou que o plantel deverá sofrer remodelações. "Há coisas a reformular até porque a direcção do Nelas prevê uma redução de custos. Poderão sair alguns jogadores e até mesmo entrar mas isso é algo que terá que ser trabalhado com o novo treinador. A única certeza que temos é de que os jogadores para alinharem no Nelas terão de ter uma atitude completamente diferente. Entrarem nos jogos para ganhar, com garra, determinação e vontade de triunfar. Não é admissível que uma equipa com os nossos pergaminhos ande no 13º lugar".
Ainda sobre Mazola, Luís Rodrigues quis demonstrar o profissionalismo do técnico com um dado curioso. "É interessante referir que o Mazola, mesmo depois de saber que já não era treinador do Nelas, foi dar o último treino à equipa devido à impossibilidade do Carlos Ferreira o fazer. Por isto e por outras situações teremos sempre as portas abertas para ele enquanto eu for presidente".

Treinador interino
assume funções

Com a saída de Mazola, tornou-se necessária a procura de um novo técnico. Contudo, a direcção do Sport Lisboa e Nelas não se preocupou muito em procurar treinadores "lá fora" e acordou com a prata da casa um novo posto. Assim, Carlos Ferreira, antigo adjunto de Mazola e outros técnicos como Carlos Agostinho, Rui Manuel ou António Borges vai assumir as funções de treinador do plantel sénior, de forma definitiva, até ao final da época.
Luís Rodrigues, falou acerca do que espera deste novo trabalho de Carlos Ferreira. "É um treinador que está há muito tempo na equipa e que já é da casa. A direcção decidiu também dar-lhe esta oportunidade já que conhece bem o plantel e está consciente da realidade do Nelas".

Plantel não desejado

Contactado por nós, Mazola acedeu a falar sobre a sua saída. "A minha rescisão é oficiosa e ainda não oficial. Faltam os papéis da rescisão mas há essa intenção e já está tudo acordado entre nós. Foi uma decisão amigável. Tenho contracto com o clube até Julho de 2008 mas irão pagar-me apenas os dias que estive aqui mais a viagem de mim e da minha família para o Brasil".
O motivo essencial desta saída foi, segundo o treinador brasileiro, uma questão de falta de possibilidades financeiras. "O plano de reestruturação que eu tinha delineado não é viável devido às poucas capacidades do Nelas".
Questionado sobre os motivos que levaram à actual situação do clube do Coração do Dão, Mazola enumerou alguns desses factores: "Primeiro o plantel não era o que eu queria, mas foi o possível. Alguns jogadores não vieram porque não aceitaram as nossas condições, outros foram embora porque não tínhamos como os aguentar, etc. Segundo porque fomos extremamente prejudicados pelos árbitros do Porto, que nos apitaram nove em catorze jogos. Terceiro porque alguns jogadores que temos estão pela primeira vez em Portugal e a adaptação é muito complicada".
Quanto à possibilidade de regressar ao Nelas, o técnico brasileiro foi peremptório. "Sinceramente, apenas voltaria se o clube estivesse numa outra divisão e com outras condições de trabalho, mas que o presidente fosse o mesmo, pois sempre tive com ele uma relação muito franca e honesta".
Por fim, o agora ex-treinador nelense comentou a escolha do seu sucessor, o antigo adjunto Carlos Ferreira. "Ele está preparado para estas funções. Mas se tem capacidade ou não para levar o clube a bom porto só os resultados é que o poderão dizer. No entanto quero dizer que foi uma decisão muito sensata, inteligente e competente da direcção do clube devido às actuais condições que o Nelas atravessa".
Na próxima jornada, o Nelas desloca-se a Torres Vedras, onde irá defrontar o Torreense para o campeonato. Para esse jogo está então marcada a estreia de Carlos Ferreira no comando técnico da equipa durante esta época, numa partida que foi antecipada para este sábado, às 17 horas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Hoje é dia de festa para o Sport Lisboa e Nelas! Viva a mudança de rumo... Até que enfim que o "Rambo" foi embora..... Muita garganta, muita garganta, mas resultados e atitudes de homens nem vê-las.... Um abraço para todos os sócios... hoje é dia de alegria

Anónimo disse...

Vamos la ver agora como se aguenta a equipa. Muita mudança pode dar para o torto.

Anónimo disse...

Vamos ver!!! Agora sem com o mister Mazola já estava dificil, sem ele, o Nelas já está tomando a rota certa....
a rota certa para a 3ª Divisão!

Anónimo disse...

Deixará saudades!