03/12/07

A critica Qualitativa versus Quantitativa

Em resposta ao senhor que deixou o seguinte comentário no blog,

Anónimo said...

Bom futebol, incerteza no marcador com o primeiro classificado e um bom guarda redes na baliza do Covilha. Tambem vi um arbitro a nao deixar nem uma unica vez o Gilmar ganhar uma bola pelo ar. SEMPRE falta... no minimo ridiculo. Foi isto que eu vi. Ja agora... 4 pontos do ultimo... prefiro olhar para os 3 pontos que separam o Nelas do 6. lugar. Cada qual olha para o que mais lhe interessa...

,tenho a dizer o seguinte:

Ninguém mais do que eu, que por carolice mantenho um blog exclusivamente dedicado ao Sport Lisboa e Nelas à 2 anos, apoia o clube e prima pela descrição, nomeadamente no que diz respeito à critica destrutiva e fácil. Existe a preocupação com a defesa do plantel e de todos os seus funcionários, treinadores, dirigentes e jogadores. Alturas houve e há em que o coração que fala mais alto do que a cabeça, e apetece enveredar por essas tais criticas fáceis. Não penso que seja o mais acertado. No entanto, mesmo pretendo manter essa linha de orientação, volto a repetir que este blog não é oficial, e o qual se rege pela democracia vigente em Portugal no ano corrente. Por enquanto, nenhum Chavèz ou Castro tomou as rédeas do poder. Portanto, embora tenha o pleno direito à critica, seja ela destrutiva ou construtiva, prefiro optar por um low profile. Prefiro por os interesses do clube à frente de tudo o resto.

Agora atendendo às suas palavras, o qual agradeço e respeito, são opiniões, tenho-lhe a dizer que aprecio o seu enorme optimismo. Antes de mais, apenas fiz uma constatação ao dizer que o SLN estava a 4 pontos do ultimo lugar. Não pedi a cabeça de ninguém. A direcção soube levar o SLN ao lugar que ocupa, também saberá o que é melhor para o clube. Não me cabe a mim mudar nada, até porque não tenciono candidatar-me a nenhum lugar.

Agora, vou-lhe contextualizar em que termos foi realizado o meu comentário. O Sport Lisboa e Nelas nos últimos 10 jogos, ganhou 1 e empatou 2. Resumindo, 7 derrotas, 2 empates e um vitória. Muito pouco para um clube que assumiu ficar nos primeiros lugares da classificação, não concorda? Agora vai-me dizer que a culpa foi dos árbitros, das lesões, etc.. Independentemente das razões, apenas constatei, não tendo feito nenhum juízo de valor, nem muito menos nomeado nenhum bode expiatório. E lá está, a moderação com que abordo este blog, explica esse facto. Cada um olha para o que mais lhe interessa. Certissímo. Mas como eu não gosto de fazer analises deturpadas, prefiro analisar globalmente as coisas e não isoladamente. E, neste momento o SLN devia preocupar-se em fugir aos últimos lugares, visto que a sequência de resultados não é favorável. Tem de aprender que por vezes, nem só os números interessam, interessa sim a evolução e a conjuntura. Essas, por muito que nos custe não são positivas de momento. Mas, mesmo assim, e olhando apenas ao números, o SLN para chegar ao 6 lugar tem 6 equipas para ultrapassar na classificação, enquanto para cair para ultimo tem 2. Sim 3 pontos são menos que 4. Mas 6 equipas são mais do que 2. Seja como, prefiro a analise qualitativa à quantitativa.

Para finalizar, eu espero é que consigamos dar a volta por cima. Ganhar jogos, subir na classificação e jogar bom futebol. E tenha disponibilidade, lá estarei a apoiar...

1 comentário:

Anónimo disse...

E o Mazola???
Como fica???